domingo, 19 de setembro de 2010

A descoberta do inconsciente


Bom dia meu queridos amigos e leitores!!!
Hoje vou escrever um texto mais teórico.
Passar para vocês na verdade um texto de Freud só que simplificado com uma linguagem mais fácil de se compreender. Pois vamos combinar , que só quem quer muito entender Freud e se interessa por psicologia e têm tempo e persistência para ler a sua obra, para conseguir entender ... Pensando nisso e na importância que os ensinamentos dele têm em nossas vidas que resolvi passar para vocês um pouco do que aprendi , do que li, do que estou aprendendo atualmente na faculdade de comunicação, do que aprendi na vida, copiar algumas frases dele para vocês e explicá- las com meu entendimento. Então vamos ver se da certo e se vocês irão gostar??? Se vai ser útil para vocês? Bom, como eu gosto de tentar e não tenho medo de dar a cara a tapa rs, aqui vamos nós.

"Qual poderia ser a causa de os pacientes esquecerem tantos fatos de sua vida interior e exterior?" Perguntava- se Freud.
O esquecido era sempre algo penoso para a pessoa, era exatamente por isso que era esquecido e o penoso não significava, necessariamente, sempre algo ruim, mas podia referir-se à algo bom que se perdeu ou que foi intensamente desejado mas censurado moralmente.
Quando Freud abandonou as perguntas no trabalho terapêutico com os pacientes e os deixou dar livre curso às suas idéias ( A associação livre é o método terapêutico por excelência da psicanálise. Freud o inventou em substituição ao hipnotismo no tratamento das neuroses. A associação livre e os sonhos formam o que Freud chama de via régia para o inconsciente. Na associação livre o paciente é orientado a dizer o que lhe vier à cabeça, deixando de dar qualquer orientação consciente a seus pensamentos. É essencial que ele se obrigue a informar literalmente tudo que ocorrer à sua autopercepção, não dando margem a objeções críticas que procurem pôr certas associações de lado, com base no fundamento de que sejam irrelevantes ou inteiramente destituídas de sentido).
Observo que muitas vezes, eles ficavam envergonhados com algumas idéias ou imagens que já haviam ocorrido antes em suas vidas. A essa forças psíquica que se opunha a tornar CONSCIENTE e revelar um pensamento, Freud denominou RESISTÊNCIA. E chamou de REPRESSÃO o processo psíquico que visa encobrir, fazer desaparecer da consciência uma idéia ou representação insuportável e dolorosa que está na origem do SINTOMA.
Freud com o tempo pôde concluir que tudo que tinha sido esquecido de alguma forma fora aflitivo; e que ao mesmo tempo havia algo no próprio individuo que tentava a todo custo não ser lembrado. Surgia a teoria da resistência e por conseguinte, a do recalque ( repressão).
Estes conteúdos psíquicos " localizam- se no INCONSCIENTE.
Essas descobertas constituíram a base principal da compreensão das neuroses e uma modificação do processo terapêutico. Seu objetivo era descobrir as repressões e suprimi -las através de uma juízo que aceitasse ou condenasse definitivamente o excluído pela repressão. Considerando este novo estado de coisas , deu ao método de investigação e CURA resultante o nome de PSICANÁLISE em substituição ao de método catártico e hipnótico" .
Vou dar um exemplo:
"Catarse é a purificação das almas por meio da descarga emocional provocada por um drama choro, desespero. E não pode ser ocasional, mas sim acolhida pelas escolhas do individuo" . O Paciente não esta sendo analisada pelo seu analista ainda ela só esta em catarse ou podemos dizer ainda em psicoterapia analítica, mas não em análise.
Vocês sabiam que na época Freud pedia para seus pacientes não falar de seus problemas para seus amigos etc??? Deixar para falar, chorar na hora na analise pois desta forma eles não deixariam de ser trabalhados no momento em que estes conteúdos viessem à memória . Se eles se esvaziassem no momento de muita dor com uma pessoa querida quando chegassem na próxima consulta provavelmente não voltariam a falar daqueles mesmos conteúdos pois chegariam lá mais aliviados e certamente não falariam com a intensidade que falaram para os amigos e assim certas questões deixariam de ser avaliadas pelo analista. Não que seja prejudicial desabafarmos com nossos amigos, pelo contrário, isso nos traz conforto e alívio muitas vezes e é reconhecidamente terapêutico, mas aqui estou abordando esta questão sob o prisma de uma teoria psicanalítica, e esta sugestão era dada pelo próprio Freud aos pacientes que estavam em análise, não como um conselho às pessoas em geral.
Na época ele também deixou bem claro que analise deveria ser feita todos os dias e da importância do pagamento. Pois o dinheiro tem um poder no ser humano e isso gera um compromisso mais serio do paciente com tratamento!
"A psicanálise não pode ser amaciada, amansada. O analista não poupa o analisando do encontro com o real ( em nada ). Isso é psicanálise !!!

“A resposta clássica freudiana: uma análise deve custar caro para aquele que a faz. Porque a pessoa não deve imaginar que o analista queira qualquer outra coisa do analisando senão o pagamento. Tira a expectativa do Outro. O pagamento tira a complementação do Outro. É necessário um valor de troca absoluto que possa sustentar uma multiplicidade interpretativa, para manter o pacto em aberto – o impacto.” (Forbes, 1991).

O valor cobrado numa análise é uma intervenção do analista.
Voltando ao nosso assunto de hoje o inconsciente: Esse nosso estado, que todos nós temos, é importantíssimo! Ele que " manda " em todos nossos desejos, impulsos, tristezas etc.. Por isso a importância de saber o que se passa em nosso inconsciente. Se temos muita coisa triste, traumas guardadas e não colocamos para fora podemos passar uma vida de amargura e cometendo erros sem saber porquê.
Porque inconscientemente nos dias atuais passamos por alguma coisa que nos remete ao passado e quando não colocamos para fora cometemos falhas, repetimos os mesmos erros pois não sabemos porque estamos fazendo, porque enquanto esta no inconsciente não sabemos .
Por isso a importância da analise em minha vida! E no meu ver na vida de todo ser humano! Todos nós precisamos! Todos nós temos problemas, uns mais, uns menos mas temos . E o legal é enxergarmos isso e desejar ser melhor, enfrentar os fantasmas para não cometer as mesmas falhas que muitas vezes nos machucam e machucam quem amamos!
Não vou enganá -los, analise é algo que funciona muito só que demora! Ela cura, mas lentamente pois ela vai na ferida, na alma! Não pode uma pessoa que foi acostumada a agir e pensar de uma maneira digamos "errada " agora ter consciência e de repente virar outra pessoa só porque esta fazendo analise! Isso não existe!!! Ela vai sim te ajudar a mudar se você quiser.
Mas lentamente e isso é bom pois as grandes e estruturais mudanças, os grande feitos demoram , nunca são da noite para o dia.
NÃO DESISTEM DAS COISAS SÓ PORQUE ELAS DEMORANDO MAIS DO QUE VOCÊS GOSTARIAM OU IDEALIZARAM. VOCÊS IRÃO VER PEQUENAS MUDANÇAS AO LONGO DE SEUS DIAS! !! ASSIM COMO EU VEJO !!! DIA PÓS DIA!!!
Espero que eu tenha ajudado vocês á conhecer um pouquinho o mundo do inconsciente de acordo com a visão de Sigmund Freud. Tenham um ótimo dia com muita paz amor alegria no coração de vocês!!!!
Beijos! Isa

8 comentários:

  1. Parafraseando Lacan: Sou, onde não penso....É lá no conteúdo inconsciente que está grande parte de nosso ser, motivando nossas ações, mesmo que ainda não saibamos.Por isso a Psicanálise é libertadora, pois ela contribui para que o indivúdio deixe de ser assujeitado e sim sujeito de suas ações.Bom dia!

    ResponderExcluir
  2. Pena que a maioria da população, diga- se de passagem 99% não tem como custear uma psicanálise e nem tem tempo, pois o cotidiano sofrido de nosso povo não dá para tal luxo, né? Mas se isso estivesse ao alcance de todos seria muito interessante mesmo ;)

    ResponderExcluir
  3. Pois é isso é uma grande verdade !!! A verdade no Brasil! mas hoje tem muito lugar que atende por preços melhores, estagiarios, lugares carentes . E muitos são ótimos e guiados por grandes psicanalistas! Então nao é bem assim como voce esta falando.. Tem solução para os que não podem custear .... E tempo sempre podemos encontrar 50 minutos de nossos dias , nem que seja uma vez por semana para cuidar do mais importante que é nossas cabeças não acha??? Pra tudo qd se QUER se dar um jeitinho!!! Existem tb grande medicos, analistas e psiquiatras que atendem gratuitamente pessoas que realmente nao podem pagar!!! Então não faça do pagamento um meio de fuga!!! Beijos

    ResponderExcluir
  4. Quando estamos predispostos a aceitar um tratamento - daí a importância do "pagamento" que seria o compromisso assumido com terapeuta e principalmente com nós mesmos de que iremos deixar que a porta de nosso inconsciente se abra para trazer à tona, ao consciente, questões "aparentemente" esquecidas e que geralmente são as de maoir impacto e as que nos perturbam sem que tenhamos sequer conhecimento delas. Quando esse processo é bem conduzido, podemos enfim nos livrar dos problemas até então mal-resolvidos do passado e que nem sabíamos que nos causavam tanto transtorno.
    Para o rapaz ai de cima: A Sociedade de Psiquiatria do Rio de Janeiro, no Humaitá, atende a preços módicos, quase simbólicos.
    Parabéns, Isa!

    ResponderExcluir
  5. Universidades públicas e privadas também possuem atendimento social.Para uma pessoa em situação bem precária, podemos até mesmo arriscar que até o valor de várias passagens que gasta para ir e vir e a distância, que demandam dela um alto preço podem entrar nesta questão. É algo para se refletir.

    ResponderExcluir
  6. Isa parabens amiga!!! Vc esta fazendo um lindo trabalho!!!! Ajudando muito gente que sempre foi seu objetivo! Muito orgulhosa de você querida!!! um beijo Ana

    ResponderExcluir
  7. mana...agradeço por vc em sua conciencia querer ajudar um outro individuo eu..no caso..valeu

    ResponderExcluir