quinta-feira, 2 de setembro de 2010

A felicidade esta dentro de nós !!!


Hoje acordei e fui ver o dia lá fora ...
Como estava lindo!!! O céu azul e sol lindo!!! Infelizmente devido as minhas obrigações não pude pegar uma praia hoje!!! Mas só de estar em uma cidade com esse clima já deixa você de bom humor quando temos um coração grato pelas bênçãos de cada dia. Estou descobrindo que a gratidão pelas coisas boas que tenho ao meu redor e que me acontecem tem um enorme poder para gerar felicidade.Descobri que precisamos mudar a lente através da qual enxergamos nossa vida diária. Um aspecto sobre sentir-se bem quanto à vida diária é notar certas coisas – e reconhecer as coisas boas. Apesar de minha TPM ter começado, estou ótima!!!
Meu filho feliz, minha vida caminhando , estou tão feliz na faculdade, em minha descoberta por mim mesma, que é difícil hoje me deixar de mau humor.. Quero mais uma vez dizer para vocês , que apesar de todas as dificuldades, vazios que temos, crises existenciais que passamos, medos, entre muitos outros sentimentos que possam nos deixar " down " , a vida é boa e pode ser boa, ela tem nexo para mim hoje em dia!
Hoje tenho os pés no chão, não me sinto mais uma pessoa no mundo da lua, flutuando pelo mundo a fora e alienada! Se você se sente perdido, sem chão, sem ter encontrado o seu caminho, sua profissão, seu amor ... A hora certa vai chegar para vocês!!! Há um tempo certo para tudo! Mas você precisa se conhecer, buscar o que você quer, fazer uma busca profunda dentro de você !
Não fugir de si mesmo, das suas dores, de seus medos! Enfrente -os .Fugir nunca foi e nunca será o melhor remédio. Procure uma ajuda médica, como uma terapia . A pessoa para ser feliz precisa saber quem ela é!!! O que ela quer!!! Hoje sei melhor o que quero e o que não quero !!!!
Quando acordar amanha pergunte a você mesmo: Estou feliz? O que quero para mim? Quem sou eu ? E vá atrás de sua felicidade, lembrando a vocês, que o começo como qualquer coisa não é fácil! E como qualquer coisa também nada que é fácil é bom!!!!
Então vamos comigo a luta gente!!! Se alguma coisa ou alguém não está te fazendo bem, é hora de fazer uma avaliação... Não deixe que nada prejudique sua vida e sua busca pelo seu auto conhecimento ! Agora vou ficar agarrada com meu AMOR, meu filho no pouco tempo que ELE tem para mim rs.
Fica para reflexão uma bela frase sobre o poder da gratidão:
Reflita em suas bênçãos de hoje – das quais todo homem têm muitas – não em seus infortúnios de ontem, dos quais todos os homens têm alguns. ( Charles Dickens)
Boa noite!!!!!!! beijos Isa

Prefácio de meu futuro livro

Ao meu pai que amo demais ; a minha mãe que é hoje minha melhor amiga ; aos meus irmãos ; a meu filho , que praticamente salvou a minha vida e que me devolveu a alegria de viver; ao meu analista que me fez enxergar o meu EU; as minhas grandes amigas que sempre estiveram ao meu lado; a mim mesma que hoje estou lutando e vivendo uma vida minha feliz e saudavél ;a minha sobrinha Maria Antonia enfim a todos vocês , que com este livro pretendo e espero ajudar de alguma forma a superar problemas e traumas .

Um turbilhão...
Faço análise desde a adolescência. Mas em Novembro de 2008 comecei uma terapia completamente diferente de tudo o que já tinha experimentado: comecei uma jornada intensa em busca de mim mesma, dos meus focos, dos meus sonhos pessoais, sempre tão perdidos num turbilhão de acontecimentos problemáticos e doentios, que me arrastaram desde muito pequena de uma forma avassaladora, sem nunca me deixar espaço para um livre arbítrio sobre o que eu realmente queria. Eu me achava uma pessoa fraca, frágil, e comecei a perceber que tudo o que eu havia feito na minha vida até hoje, tinha sido em função de lutar e proteger as pessoas que eu amo e tentar resolver os problemas da minha família. Percebi o quanto eu era forte e uma grande lutadora desde pequena, e como consegui enfrentar e sobreviver a tantas crises, e criar meu filho longe dessa loucura, proporcionando a ele, dentro do possível, um ambiente normal e saudável, bem diferente do que eu nunca tive.
Por isso resolvi escrever esse livro. Para dividir com vocês a minha história, abrir meu coração e a minha alma e quem sabe ajudar todos os que passam ou passaram por problemas parecidos com os meus. Mostrar que em qualquer família, pode ser rica, classe média, pobre, não importa, uma doença psiquiátrica pode existir e tem que ser diagnosticada e tratada o quanto antes, para que não se transforme num pesadelo do qual não se consiga acordar.
Infelizmente, minha família, que todos consideravam normal perfeita e que tinha tudo para ser feliz... vive esse pesadelo. Meu pai é bipolar e dependente químico. Infelizmente, a doença dele não foi diagnosticada a tempo. Sem saber que estava doente, ele entrou no caminho infernal das drogas. Eis a razão de tudo. Até hoje estamos em busca de um final feliz para a nossa história.
Quero mostrar a vocês que mudar é possível, largar as drogas é possível, mas é preciso coragem para abrir os olhos, enxergar e enfrentar o problema com coragem e não fazer o que se fez: achar que “é só uma fase que vai passar”, como falavam, ou, como se diz, “tapar o sol com a peneira”. A família tem que ficar atenta, tem que intervir e a pessoa que enveredar pelo caminho das drogas tem de ser convencida a se tratar. É aí que entendemos melhor a velha frase “ser duro sem perder a ternura”, proporcionando a essa pessoa ajuda médica permanente para manter a doença sob controle. Infelizmente minha avó paterna, a matriarca da família, pois meu avô já sofria de um mal irreversível, não enxergou isso. Não fez o que deveria ter sido feito com meu pai, enquanto ainda era possível regredir o quadro. Ele foi ficando cada vez mais doente e adoecendo toda a família junto.
Compartilhando a minha experiência, quero poder ajudar vocês a entenderem um pouco mais sobre cada detalhe desse problema que vivi e ainda vivo com meu pai. E a dor que ainda carrego comigo todos os dias.
Não é fácil dar um “rewind” no filme da vida e ficar lembrando e analisando tantos momentos tristes e angustiantes, tanta revolta, tanta mágoa que eu tenho guardada dentro de mim, tanta dor. Escrevo cada página desse livro com lágrimas escorrendo. Cada parágrafo, cada lembrança toca meu coração e me leva de volta para um lugar que eu adoraria que nunca tivesse existido. Quero mostrar para vocês como a droga transforma qualquer pessoa num monstro, qualquer lar num verdadeiro inferno, destrói uma família e com todos ao seu redor. O drogado fica sem sentimentos, sem pudor, sem amor por si ou por qualquer outra pessoa. Ele vira um nada e nos momentos de lucidez, também se sente um nada e sofre, sem ter a consciência de que faz sofrer a todos os seus. Ele é um náufrago, que se debate num mar revolto, e quando pensa que vai conseguir chegar na praia, vem uma onda mais forte e o arrasta para o fundo de novo.
Aqui segue minha história para vocês. Precisava dividi-la e se ela puder ajudar alguém ou alguma família, ficarei realizada e feliz.

quarta-feira, 1 de setembro de 2010

http://www.verticepsicanalitico.com.br/

Anorexia e Bulimia

Freud explica o que algum de nós passam, com a compulsão :
Difícil falar em Gula sem que uma imediata associação à comilança não se imponha à nossa mente. O campo da Gula, no entanto, é de uma amplitude assustadora. Começa pela gula alimentar que é de fácil observação. Tem uma tradução estética bem conhecida, que se expõe ao olhar de todos na medida em que gera o abdômen saliente– o barrigão - e se espalha pelo resto do corpo, deformando o em toda extensão.
A Gula contamina a fome e transforma o apetite em voracidade, sem que, de início, a pessoa se aperceba de que já não come só pela fome essencial, necessária à reposição do desgaste calórico de quem está vivo.
O combustível indispensável a essa transformação da fome em Gula, é um desmedido medo inconsciente da morte, de que um grande número de pessoas sofre, sem se dar conta. A ingestão excessiva de alimentos funciona como se fosse uma garantia de reservas inesgotáveis, ainda que o corpo se deforme e perca suas qualidades estéticas.
O guloso se torna assim um escravo do sabor dos alimentos. Com isso, introduz na equação dos exageros quantitativos um fator qualitativo, hedonístico, que acrescenta prazer à demasiada ingestão de substâncias doces ou de paladar requintado.
A Gula está em toda a parte contaminando o comportamento humano. Somada ao hedonismo ela propõe prazeres intermináveis e poderes inesgotáveis, como se a condição humana tivesse sempre que se submeter a constantes retrocessos, ditados pelos impulsos dos que não conhecem a saciedade.
"O peixe, por exemplo morre pela Boca!!!!"
Começaram a aparecer muitos casos de bulimia e anorexia em nossa sociedade, dos quais pretendo falar em outros posts ... Porque a pessoa desenvolve essa doença? Como digo aqui no começo não é porque ela quer, e sim por medos, rejeição, querer chegar perto do pai ou mãe, chamar a atenção inconscientemente das pessoas, e etc...
Eu mesma tive problema com anorexia com 17 anos, fiz um tratamento e hoje graças a Deus estou curada !!! Só que nunca estamos totalmente livre do problema alimentar, é como um alcóolatra tem que se cuidar dia pós dia!
A palavra adicto significa “propenso, destinado, fiel”. Então podemos dizer que adicção significa propensão, algo a que se é fiel, de que se é dependente. Neste sentido, uma relação de dependência deste tipo se faz evidente no anoréxico e no bulímico. Estes pacientes referem-se à comida como uma droga com a qual estabelecem uma relação de submissão. Existe entre o sujeito bulímico, o sujeito anoréxico e a comida, um vínculo de sujeição. Sujeição que é escravidão, como um laço, um vínculo muito especial, intenso e exclusivo, amoroso e despótico entre o sujeito e aquilo que ele considera como seu objeto. Objeto este idealizado e temido, idealizado e sinistro. Vou explicar para vocês como e porque na época desenvolvi essa doença do século... A anorexia pode ter várias causas, também pode ser encarada como uma recusa ao desejo da mãe até como uma necessidade de controle quando não se controla mais nada....

O alimento ocupa um lugar privilegiado no mundo mental da anoréxica. Torna-se um objeto primordial e passional, investido de amor/ódio, atração/repulsa, idolatria/horror, promovendo uma excitação sem saída e sem descarga. Se pensarmos que o alimento é o que baliza a relação mãe-bebê, veículo pulsional e agente de desejo, poderemos nos lançar sobre a questão lançada pela anoréxica, que consiste na recusa extraordinária dos alimentos. Em outras palavras, aquilo que deveria ser representativo de um vínculo amoroso, torna-se nocivo e venenoso.

Continuarei esse assunto com mais profundidade ... Pois merece muita atenção e cuidado!
Um bom dia e beijos em todos ....

terça-feira, 31 de agosto de 2010

BROKENHEART
























TERÇA-FEIRA, 31 DE AGOSTO DE 2010


Hoje na terapia me deparei com tantas coisas do meu passado.. Falamos muito de meu pai... Ontem foi aniversário dele, e ele não fala comigo. Devido a doença dele, ( bipolaridade e dependente químico ) ele tem fases... Fases que ele implica com certas pessoas e fica com muita raiva! Dessa vez mais uma vez sou eu... Ele acha que sou culpada pela última internação dele em uma clínica psiquiátrica! Que na verdade eu não tive nada a ver com isso! Apesar de saber que ele precisava de tratamento, não fui eu que o internei. Mas ele tem certeza que foi eu devido a delírios dele, coitado... Criou raiva de mim e não fala mais comigo. Tudo bem já passei por isso mil vezes mas é muito dificil.
Um dos mais terríveis sentimentos experimentados pelo ser humano é o de rejeição.
Todos, em algum momento de nossas vidas o vivenciamos em algum grau. Consiste em sentir-se não querido, não amado, não aceito, discriminado, humilhado. Provoca sensação de abandono e de depreciação.A rejeição pode ser real ou imaginária. A rejeição imaginária pode ser tão dolorosa como a rejeição real.
Ocorre nos relacionamentos amorosos, na vida social, familiar ou no trabalho. Mas esta situação de rejeição que vivi e ainda vivo com meu pai é muito dolorida, complexa para eu entender e passar por ela sem dor. Dói e muito quando meu pai não fala comigo, vira a cara para mim quando me encontra , e no aniversário dele convida todos menos a mim que sempre fui a filha querida dele , isso para mim é muita loucura , não tem nexo !
Explicando melhor para vocês meu pai foi usuário de cocaína durante 20 anos e isso afetou em muito, nós filhos, acabou com nossa família, com o casamento dele com minha mãe, com a vida dele porque além dele usar a droga ele era dependente dela, ele não tinha limite, esse é o problema da droga quando ela toma conta de você. E isso o consumia e consumia a família toda que adoeceu junto com ele. Graças a Deus eu consegui sair dessa limpa, sem nenhuma doença psiquiátrica, como já disse no primeiro post, a única coisa que aconteceu comigo foram traumas que hoje estão sendo superados, e a ansiedade que luto diariamente contra e cada dia estou melhor porque tenho feito por onde.
O medo da rejeição leva à necessidade insaciável de segurança e tem o mesmo efeito da rejeição real. A sensação crônica de rejeição leva à ansiedade, raiva, depressão, e a pessoa pode procurar a fuga no álcool, droga ou comida. Em casos extremos pode levar ao suicídio ou homicídio.
Por isso gente, é importante a busca pelo auto conhecimento,pois só conhecendo nossas feridas e traumas podemos caminhar em direção à cura.
Diferentemente do que pensam as pessoas com feridas de rejeição , a cura não é “encontrar um grande amor de suas vidas”. Só isso seria procurar mais motivos para se sentirem rejeitadas. Mas, encontrar a si mesmas, num trabalho de resgate da auto-estima que possibilitasse amar a si mesma para poder amar e ser amada pelo outro.
Dentre isso que falei acima e outras coisas, hoje na análise falamos também sobre minha infância nos EUA, meus irmãos, minha mãe, alguns relacionamentos amorosos que tive, falamos de meu filho ( que é minha razão de viver e meu orgulho), e falamos de rejeição! Porque tenho tanto pavor disso? E como sempre Freud explica: Meu pai me abandonou quando eu era muito pequena, me abandonou pelas drogas.
Como dizem, a cocaína é uma amante ciumenta.
Eu ainda criança não sabia o motivo, só senti o abandono! E isso doeu, me deu medo, me senti perdida sem a figura de pai que tive na primeira infância! Onde estava meu pai que eu amava tanto? Porque ele não me amava mais? O que eu fiz de errado? Isso tudo passou pela minha cabeça durante muitos anos inconscientemente, e hoje consciente! Mas mesmo tendo consciência hoje ainda dói!
Dói porque é complicado ver tudo somente com a razão, sem emoção! Afinal, a ferida está lá, sendo tratada, mas ainda está lá... E sei hoje que não foi á mim que ele deixou e sim a vida dele que ele abandonou! Só que o vazio ficou... Hoje sei que sou amada por muitas pessoas. Pela minha família, filho, amigos! Mas ainda tenho um sentimento lá no fundo de rejeição que eu estou lutando paras superar! Sei que vou conseguir!!!! Consegui tantas coisas já!!! Estou aqui com lágrimas correndo no meu rosto escrevendo isso tudo e pensando no que já passei... Mas posso me alegrar que mesmo tendo sido tão difícil, dolorido, eu hoje posso ser a pessoa que sou! Madura, carinhosa, boa mãe, responsável, aprendi a sobreviver desde meus 9 anos , a lutar, a levantar a cabeça , a cuidar de mim sozinha, e hoje posso ajudar outras pessoas!
Pude dar uma educação maravilhosa ao meu filho... Então por pior que tenha sido eu pude trazer comigo uma bagagem, uma história de vida, que faz de minha vida hoje uma vida melhor e mais interessante! Dou valor a pequenas coisas, ao AMOR , quero ajudar as pessoas .. Sei como ajudar... Isso me alegra!
Então gente se vocês tiverem problemas com seus pais, pense em mim... Eu sobrevivi... Vocês também podem sobreviver, podem passar por dificuldades, mas garanto à vocês que as coisas mudam e há luz no fim do túnel !!!
Se você não consegue lidar com os limites dos outros, é porque você não consegue lidar com os seus limites. A rejeição é um processo de ver-se. Pensem nisso gente!!!
Toda vez que eu quero buscar no outro o que me falta, eu o torno um objeto. Eu posso até admirar no outro o que eu não tenho em mim, mas eu não tenho o direito de fazer do outro uma representação daquilo que me falta. Isso não é amor.
Bom por hoje é só! Amanha escrevo mais!!! E aguardem meu livro!!!!! Boa noite a todos!!! beijossss

segunda-feira, 30 de agosto de 2010

" Passione " na vida real ...







Passione
para poucos que não sabem é a atual novela da Globo que quer dizer PAIXÃO em Italiano ... Ontem pensando , lembrei de um personagem na novela que esta louco de paixão . Me deu vontade de escrever o que eu penso sobreaa paixão doentia e o que eu vivi de experiência nesse campo .Então quis compartilhar com vocês. Não sou dona da verdade , mas é o que acho e que a novela esta nos mostrando muito bem. Na parte psicológica a paixão também se explica, Freud explica tudo rs, to rindo mas é verdade ! O personagem de Toni Ramos esta tomado pelo sentimento da paixão. Ele esta fugindo de uma dor de anos e suprindo com essa louca paixão que ele mesmo sabe que não é normal ! Esta completamente louco de paixão. A paixão cega, ela nos domina, nos faz fazer coisas sem pensar, nos deixa egoísta, mudamos ate a maneira de pensar, nossos princípios, ética , nos leva literalmente á loucura! E quando a paixao é pela pessoa errada que não nos faz bem aíiiiii nao escutamos mais nossos pais, pessoas que querem nosso bem, fugimos de todos que tentam nos alertar que podemos vir á sofrer, mentimos para nós mesmos e para todos que as coisas estão otimas quando não estão.... Por isso queridos se você esta apaixonado e sabe lá no fundo que a pessoa não esta te fazendo bem, escute quem ama você, não foge de você mesma, dentro de você existe uma voz que te diz a verdade sempre, escute ela.... A paixão nos cega, nos deixa totalmente sem noção do que estamos fazendo ! Gente quero deixar claro que estou falando da paixão louca, daquela que não nos faz bem.
É claro que um pouco de paixão em qualquer coisa é maravilhoso, mas acima dela vem o AMOR, o AMOR esse sim é um sentimento sólido, que nos da equilíbrio, e que podemos confiar ... O Amor, vem de uma paixão muitas vezes... Mas o AMOR fica a paixão vai !!!! Amor é o sentimento que devemos priorizar sempre , dentro desse sentimento existe cumplicidade, amizade, companheirismo, fidelidade, alegria , sofrimentos, lealdade , confiança , paciência, e claro paixão só que uma paixão saudavél e não somente a paixão que nos leva a cometer loucuras!!!
O amor entre um casal pode durar para sempre quando existe amizade e cumplicidade, por isso meu conselho é : priorize isso dentro de seus relacionamentos!!! Sei que muitas vezes no mundo de hoje principalmente , é difícil manter uma relação porque as pessoas estão com muitas ofertas, estão mais egoístas, individualistas, sem paciência para construir alguma coisa sólida, mas se você tem uma pessoa que AMA e que você sabe que juntos podem melhorar aposte nesse amor, porque problemas todos tem, todo casal terá não existe um mundo de fantasia onde a relação é feita só de alegria e paz, isso não é real !
De mais créditos é quem você ama, de valor, porque do que adianta ficar trocando de problema ??? Como disse : problema todos tem, e você jamais terá uma relação sem problema , isso não existe ! Somos seres humanos, pensamos diferente, fomos criados diferentes, temos personalidades, mas o que tem de bom entre o casal , entre amigos deve ser pesado em uma balança e se existir mais coisas boas e você sentir que nessa pessoa vale a pena investir, vá em frente porque provavelmente você estará fazendo a coisa certa!
Não largue um grande amor por bobagem, a vida é feita de lutas gente !!!!
Vamos lá , não desistem do Amor !!!
Aos poucos vocês vão sabendo mais e mais de mim, eu passei por tantas lutas, dificuldades, traumas, depressão e sempre sempre consegui me levantar ! E quando enfrentamos uma luta, um desafio, a sensação é de VITORIA! Vale a pena lutar para conseguir o que queremos !!!! Falo isso e vou falar mais e mais porque hoje vejo como podemos vencer, sair de qualquer problema nessa vida de cabeça erguida! Eu muitas vezes pensei que fosse morrer, que não iria aguentar mas com a ajuda de amigos , família , meu filho, muita leitura Freudiana , e hoje a analise me fez mudar da agua para o vinho! Lógico ainda tenho muito o que aprender , muito a mudar , mas para mim o que é mais importante é que estou mudando, estou crescendo, estou lutando e estou sendo FELIZ como nunca fui!!!

Bom sei que saí um pouco do nosso tema PAIXÃO ? Mas quis falar um pouquinho de mim para vocês também como prometi , para ajudar quem também esta nessa fase que estou.. Contem comigo ! Voltando ao nosso tema : O Toni Ramos coitado esta perdendo a família, dinheiro, amor propio, cada dia está mais infeliz , mas não consegue largar a mulher por quem ele esta loucamente apaixonado, mesmo sabendo que ela nao presta! Ele esta apaixonado , mas nao quer ficar sem ela de maneira alguma ! E vive um eterno sofrimento ! Vale a pena isso??? Mas como na analise explica ela ( a personagem por quem ele é apaixonado) sabe manipular lo muito bem , e ele como uma pessoa carente, que vivia muitos anos sozinho e triste , encontrou nela uma fuga , uma maneira de ser feliz , mas uma maneira que não é real, é apenas um bandeide , a dor esta mais profunda ! Agora ele irá claro se deparar com a dor, e pior uma dor maior de saber que a mulher nao presta e o tempo que ele perdeu tampando a dor dele com fugas... F iz isso em minha vida, as vezes ainda cometo algumas fugas, mas não como antes... Na verdade sempre fui de enfrentar e por isso sofri tanto, mas para ter o verdadeiro êxito só assim gente ! Como disse acima que Freud explica tudo aqui é o que aprendi com minha análise Freudiana :
Não adianta tentarmos fugir de nossas dores, temos que enfrenta las , vai doer vai sim, mas depois você vai ficar curada. Se ficarmos vivendo de bandeides que são fugas, nosso problema só vai crescer e virará uma bola de neve e claro um dia você não escapa você vai ter que enfrenta lo! Então porque não começar jaaaaaaa! ?
Não foge, quando tiver consciencia que tem um problema, ou que esta em momento de fuga e negação procure ajuda, procure enfrentar essa dor, que aí sim você vai um dia sentir o gosto da felicidade !!!! Bom dia a todos!!!!!!!!!!!!!!!
Ahhh como disse para vocês no meu primeiro post: NÃO reparem o Português, estudei a vida toda fora , isso infelizmente não é meu forte aindaaaaaaaaa!