terça-feira, 28 de setembro de 2010

Anorexia e bulimia 2

Como havia prometido a vocês meus queridos amigos e leitores aqui segue mais um pouquinho sobre o assunto anorexia e bulimia que acho de extrema importância continuarmos falando, debatendo e compartilhando. Como eu fui curada aos 17 anos desse problema terrivél, espero que possa ajuda los ... Para quem não leu o que escrevi antes va no post " Anorexia e Bulimia ".

Anorexia e Bulimia são transtornos alimentares caracterizados por uma grave perturbação do comportamento alimentar que traz diversos prejuízos ao indivíduo. Um dos fatores relacionados ao crescente índice de Anorexia e Bulimia no mundo é o sócio-cultural, isto é, os valores presentes na sociedade.
Diariamente a mídia exibe modelos de forma física e aparência caracterizada pela magreza, passando a mensagem de que a beleza, felicidade e autovalor associam-se a este corpo magro das modelos. Nesse contexto, algumas pessoas procuram-se adequar a esse padrão de beleza gerando em certos indivíduos preocupações extremas com o peso e formato corporal.
Na população mundial a incidência de Anorexia é de 0,5 a 1 % e de Bulimia Nervosa é de 1 a 3%, ambas as doenças podem estar associados a outros transtornos, como depressão e fobia social.

Tratamento da Anorexia Nervosa
A anorexia nervosa, por ser uma doença com raízes psicológicas, é difícil de ser tratada. Uma vez diagnosticada, o anoréxico passa por terapia individual, terapia em grupo e terapia familiar, em casos leves e moderados. A meta é aumentar gradualmente a quantidade de alimento ingerido, estabelecendo três refeições e dois lanches. O envolvimento da família é determinante na mudança do quadro.
Como a negação do problema é freqüente, médicos, terapistas e familiares precisam ser pacientes enquanto motivam o anoréxico em sua recuperação. Casos de reincidências (recaídas) são comuns em pessoas anoréxicas. Em casos mais graves, tratamento hospitalar é indicado.

Tratamento da Bulimia Nervosa
O tratamento analítico comportamental é direcionado para o estabelecimento de um comportamento alimentar adequado, isto implica na extinção de regimes e dietas restritivas. A meta é o estabelecimento e manutenção de refeições e lanches regulares, inserindo gradativamente “alimentos proibidos” nas refeições.
Monitora-se o peso uma vez por semana, aproveitando tal situação para identificar e modificar suas regras, valores, pensamentos em relação ao seu peso e forma corporais.

Se vocês passaram ou passam por transtorno alimentar procure ajuda de sua família e de um medico. Não esperem a situação ficar critica ! Quando eu tive princípio dessa doença eu logo procurei ajuda e em menos de um ano fiquei curada . Mas como sempre digo até hoje luto contra pensamentos anorexicos mas nunca mais tive recaídas ! São pensamentos como : Nossa como to gorda !!!! Quero perder peso!!! Mas nunca deixo de comer ! Como até demais rs! É isso que quero passar para vocês , com tratamento serio e com força de vontade você vence a doença e não ela que te vence!!! Vamos a luta gente !!!!!!!!

Boa noite Beijosss Isa

2 comentários: