segunda-feira, 18 de outubro de 2010

Psicopata você conhece um...

Boa tarde meus queridos leitores e amigos. Estava lendo essa reportagem e achei de extrema importância dividir com vocês. Como diz o neurologista Dr. Ricardo de oliveira Souza, que inclusive é meu amigo e também meu ex médico. Os psicopatas comunitários estão entre nós . E a cada dia que passa fico cada vez mais chocada como realmente existem pessoas com cara de anjo e na verdade não valem nada e estão aqui só para ter o prazer de fazer o mau ao outro . Por isso cuidado ao redor de vocês pois essas pessoas é claro não tem cara de monstro e sim cara de anjo e são sedutoras e manipuladoras. Segue a reportagem:
Estudo mostra que pessoas com desvio de caráter e comportamento problemático podem sofrer de "psicopatia comunitária"
Confira a seguir um trecho desta reportagem da revista Época.
Adolescentes rebeldes, maridos que não param no emprego, mulheres permanentemente endividadas , mulheres que não se casam etc... . Há 15 anos, o consultório do neurologista carioca Dr. Ricardo de Oliveira Souza era a última esperança de famílias às voltas com 'pessoas-problema'. O médico conta que seus diagnósticos iniciais eram depressão, transtorno bipolar ou distúrbio de déficit de atenção. 'Cheguei a dizer a uma mãe que o problema do filho dela era falta de limite', arrepende-se. Infelizmente, o veredicto de muitos desses casos é bem mais complexo e deverá causar polêmica - como todas as descobertas relacionadas ao cérebro -Comportamentos que parecem falhas morais podem ser doença.
Dr Ricardo Oliveira vai compartilhar com colegas do mundo todo os resultados preliminares de seus estudos sobre o mapeamento das emoções no cérebro, realizado em parceria com o neurorradiologista Jorge Moll Neto. Oliveira vai apresentar o conceito de 'psicopata comunitário', aquele indivíduo que pode não ser um serial killer, mas causa estrago por onde passa. '
É gente que nunca foi presa, mas que tem muito em comum com os psicopatas mais perigosos, desde traços de comportamento até o funcionamento de circuitos cerebrais', alerta. Podem estar nessa categoria tipos como o malandro golpista 171, o sujeito que não tem emprego e vive de rolo, aquele que cultiva amizades por interesse e descarta as pessoas depois de obter o que deseja, o sujeito que vive de explorar a tia velhinha, o executivo inescrupuloso que desfalca a firma. Este último, também conhecido como psicopata corporativo ou do colarinho-branco.
É claro que todo o mundo tem seu dia de fúria e um pecado para esconder - uma trapaça no jogo, uma mentira, uma baixaria no trânsito. Estar agressivo e violento é muito diferente de ser agressivo e violento ou, em última análise, um psicopata. A doença se caracteriza pela repetição, desde a infância ou há pelo menos dois anos, de atos anti-sociais que lesam os outros, sem remorso nem culpa. 'O psicopata assassino é frio e calculista, mas o comunitário é afável, agradável, sedutor, carinhoso. A gente consegue reconhecê-lo quando algo dá errado e ele fica agressivo', destaca Oliveira
beijos Isa

6 comentários:

  1. Isabella, interessante seu texto! Me tira uma duvida: onde a cleptomania se encaixa nesse perfil social?

    ResponderExcluir
  2. Aparentemente o cleptomaníaco é completamente normal não há um traço identificável fora do descontrole em si mesmo, ou seja, não é possível identificar o cleptomaníaco antes dele adquirir objetos. Após o roubo o paciente reconhece o erro de seu gesto, não consegue entender porque fez nem porque não conseguiu evitar, fica envergonhado e esconde isso de todos. Essas características se assemelham muito ao transtorno obsessivo compulsivo, por isso está sendo estudada como uma possível variante desse transtorno, assim como quanto à bulimia também, por se tratar de um impulso (por definição incontrolável) que leva o paciente a sentir-se culpado e envegonhado depois de ter comido demais.
    beijos, Isa
    espero ter ajudado!!!

    ResponderExcluir
  3. A crueldade humana me deixa de cara...tenho mais medo dos anônimos que dos psicopatas!!!

    "Em uma briga, nós podemos optar por não nos envolvermos, mas temos sempre que escolher um lado!"

    ResponderExcluir
  4. Boa Tarde!

    Tenho um namorado,que muda de comportamento. quando eu a conhecie era atraente carioso romático em fim me me apaixonei por ele.
    Há 3 anos que há conheço,acho ele estranho não tem amigos,não para no trabalho,sempre poe defeito nas pessoas principalmente quando são próxima a mim.E muito inteligente fala bem,porem muito ciumento.Quando estou tomndo bnho,ele pega meu celular pra saber co quem eu falei,quer saber tudo que fiz durante o dia me liga toda hora, não pposso ficar no computador que ica me perguntando com quem estou conversndo. Ele é bonito, mais jovem que eu mais parece não sentir seguro de si. Diz que me ama e quer muito casar-se comigo.Eu tenho filhos e as decisoes não depende so de mim.A minha filha aceita o nosso relcionamento mas, não concorda com o casamento; eu aceito a opinião dela mais ele não.
    Uma vez ele pediu pra ficar uma semana na minha casa enquanto reformava a quitinete onde ele morava.Nos concordamo, nisso ele acabou ficando um bom tempo lá em casa, sempre iventava uma história pra poder ficar mais.Estava chegando o mes das férias e eu ia viajar com meus dois fiho pequeno mais minha filha mais velha ia ficar.por esse motivo ele não podia ficar mais lá. Pedi que ele procurasse um lugar pra ele ficar.Ele não gostou da idéia e saiu bastante irritado.No dia seguinte a minha filha começou a receber msg torturante anõnimas em seu celular,esta pessoa se passava por uma mulher dizendo que era amante do namorado dela.As pertubações foram tão grande que destruiu o namoro deles. Minha filha sofreu muito. Ela ficou tão deprimida que passava noites em claro não se alimentava, não ãnimo para trabalhar,estudar.E o meu namorado acompanhou todo o sofrimento dela e agia como se nada soubesse.Só 8 messes depois e que nos descubrimos que era ele que enviava as msg.
    E o motivo que levou eu a desconfiar dele é porque os dois caso conteceu quando nos brigamos. O mesmo aconteceu comigo. Nos terminamos, e ele pra me conquistar e afastar uma grande amiga de mim se passou por ela envindo msg dizendo que era apaixonda pelo meu namorado,falando das qualidade dele me tenando agredtar que eu era a errada e ele o certo, fazia cena de ciumes pra que eu fosse atras dele.Percebi que o nº das msg recebida era o mesmo nº das msg que a minha filha havia recebido.Fomos investigar e esta confirmado que era ele que se passou por essas duas mulheres e enviava as msg.muitas vezes ele fazia algo de errado e tentava convencer a mim e a minha filha que era eu que fazia. mas eu nunca tinha dado a importancia eu so estava olhando o lado bom dele.Mas agora as coisa está ficando mais complicada.
    Gostaria de saber se essa atitude e de um sicopata? Ou de um ciúme que pode passar? Se for psicopata tem tratamento? Esse ciume pode acaba numa tragédia? Pesciso dessas respostas
    Obrigada

    ResponderExcluir
  5. Você pegou essa resposta desse site, aliás, vi que pega textos de pessoas e assina como fosse você, aonde fica isso na sociopatia?

    http://www.bancodesaude.com.br/user/2940/blog/cleptomania

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu tbm percebi logo de cara que a dona deste site adora plágios, principalmente qdo é ela que os faz.

      Excluir