terça-feira, 7 de dezembro de 2010

Sentir que você não será prisioneira de seu passado é a melhor sensação do mundo.


Bom dia meus queridos leitores e amigos,
Esse fim de semana tive uma angustia forte e não sabia direito porque já que na minha vida tudo esta indo bem. Quando isso acontece gera mais angustia ainda pois você se sente angustiado por estar mal e não saber exatamente o porque e consequentemente como melhorar.
Pensando fui descobrindo dentro de mim que alguns acontecimentos do presente mexeram comigo e inconscientemente me causou medo. Tocou no meu passado e nos traumas que vivi com meu pai . Me deparei pensando no caso do Fabio Assunção ... Na hora senti um aperto no coração . Não era especificamente por causa dele entendem? É claro que fiquei triste em saber que ele recaiu nas drogas. Mas não estava mal por ele e sim por estar me deparando com uma história de minha família que mexe demais comigo. Traumas de meu passado e que ainda são presente em minha família . Comecei a sentir medo de tudo de bom que estou vivendo. Parecia que tudo ia desaparecer. Que tudo que conquistei e que hoje de fato é meu ia sumir também. Assim como essas pessoas " meu pai , Fábio Assunção ... não conseguiram . Inconscientemente fiquei achando que eu também não poderia ser feliz e que não ia conseguir . Esse sentimento é horrível. Você se sente sem chão. Parece que tudo vai sumir . E que você esta sozinha ! O pior é que tudo é fantasia de sua cabeça mas na hora você não tem noção disso! Uma organização mau feita dentro de você ocorre. Na minha vida esta tudo certinho e organizado. Ontem fui ao meu analista e conversando com ele mais uma vez ele me disse : Isabella quem não esta bem é seu pai, quem não conseguiu infelizmente foi ele não é uma realidade sua ! Você esta conseguindo tudo que quer e lutando muito. Mas vive armada e com medo . Da até para entender devido a sua história de família e passado. Você antes tinha uma vida onde não tinha nada a perder . Hoje você tem . Hoje você conquistou coisas e pessoas que são importantes para você. E por isso vem esse medo. O medo de perder tudo aquilo que é bom e real . E que você Isabella conquistou. Não são mais coisas dos outros que você tem e vive! Não é a vida dos outros que você pega emprestada mais. Então agora se algo der errado você perde de verdade. Agora a sua vida esta nas suas mãos ! Antes não! Agora é você quem cuida de si! Antes cuidava de sua familia! Quando ele disse: AGORA SUA VIDA ESTA NAS SUAS MÃOS! Aregalhei os olhos para ele e disse: exatamente !!! E por isso me da tanto medo ! Ele disse: Graças a Deus esta nas suas mãos Isabella e não mais nas mãos de pessoas que não te faziam bem. Você sabe cuidar muito bem de você. Mas é você que tem que acreditar nisso! Esse sentimento tem que estar dentro de você! Eu disse : Mas eu acredito, só que as vezes vem um desespero que de uma hora para outra acho que perdi tudo! E só resta o medo e a angustia!
Isso tudo que estou compartilhando com vocês são meus sentimentos profundos , mas querendo ajudar quem passar por isso pois sei o tamanho da dor eis me aqui... Sei que muitos passam por isso mas ficam calados! Não fiquem calados como já disse antes :deixar as coisas guardadas dentro de vocês causa doenças graves entre muita tristeza. Procurem ajuda profissional . Procurem se entender. Sei que não é fácil. Sei que cada um é diferente. Mas eu falo por mim não da para sairmos de traumas sozinhos.
Saí da terapia bem melhor e entendendo os motivos do qual estava mal e que era normal eu me sentir como estava me sentindo devido a tudo que vivi ! E coisas que vivenciei. Isso me confortou. Pois perto de pessoas que não passaram por grandes traumas nos sentimos ETs não é? E aí o desespero fica maior e da vontade de fugir de todos. Mas não podemos fazer isso . Por isso o tratamento é indicado.
Eu e meus irmão temos "traumas " e quando nos deparamos no presente com coisas parecidas com o que passamos no passado a dor e MEDO volta na hora! A psiquiatria chama esse problema de transtorno de estresse pós-traumático (TEPT) . No final do post explicarei o que significa. Mais uma vez quero tentar passar para vocês o que estou passando e todos os dias lutando contra! Estou superando esses traumas. Estou lutando estou me tratando. Cada dia que passa sinto uma melhora enorme isso que me da vontade e força para seguir em frente e ver que sou diferente de muitos de minha família ! O medo de ser feliz por traumas do passado é um perigo! Podemos inconscientemente estragarmos nossos futuros. Boicotar mos. Fugir das coisas boas que estão em nossa frente. Esse é o grande perigo do medo e por isso deve ser tratado de uma forma correta .
Se estão passando pelo que estou passando não fuja enfrente suas dores e medos. Doí e muitas vezes da vontade de desistir. Mas vale a pena! Sentir que você não será prisioneira de seu passado é a melhor sensação do mundo. Quando falamos e colocamos para fora passamos o inconsciente para o consciente aí sim podemos nos tratar e seguir uma nova vida ! A partir do momento que você sabe porque esta agindo assim ou sentindo tal coisa você é capaz de mudar . Espero poder ter ajudado vocês!!!
Segue a baixo o que é o TEPT :
Transtorno de estresse pós-traumático (TEPT) que é classificado como um transtorno de ansiedade, e como tal, caracteriza-se como uma classe de comportamentos inadequados a estímulos que não representam perigo real. Este transtorno está relacionado à ocorrência de algum evento “traumático” de grande magnitude no passado. Análise do Comportamento propõe que, quando se experiencia um evento traumático, há um emparelhamento das reações comportamentais e emocionais da pessoa com os estímulos presentes (lugar, objetos, contexto, hora do dia, um tipo físico). Assim, estímulos similares passarão a desencadear as mesmas reações que as pessoas viveram naquele momento.
A reação a eventos que se assemelham ao passado, normalmente, é marcada por intenso medo, impotência frente à situação, sentimento de desamparo ou desespero. Observa-se nos quatros TEPT a revivência/reexperiencia do evento traumático (sonhos, fashbacks, imagens, pensamentos), hiperexcitação do sistema nervoso simpático mantendo-se sempre em estado de alerta, dificuldade de concentração, sentimento de culpa, e evitação de lugares, situações e até pessoas que se assemelhem ou simbolizem o evento.
Tratamento :
O uso de medicamentos pode controlar a evolução do quatro, todavia, se a pessoa não se expuser a novas situações e quebrar o emparelhamento das situações estressoras com outros estímulos relacionados à pessoa pode continuar respondendo da mesma forma e apresentando os mesmos comportamentos. A Terapia Comportamental, a abordagem mais indicada das terapias psicológicas para tratar o TEPT, visa romper com esses emparelhamentos levando a uma habituação dos estímulos. Além disso, procura-se desenvolver habilidades de relaxamento, capacitando o cliente a controlar sua resposta emocional e fisiológica de modo a diminuir a resposta frente às situações estressoras. O aumento da rede de apoio social será de grande importância, pois aumenta as medidas de proteção e suporte, bem como o apoio emocional, proporcionando uma diminuição do sentimento de desamparo vivido pelos clientes.

Observa-se que as pessoas com TEPT após o evento traumático, não conseguem se adaptar novamente ao contexto em que estão inseridos, assim, uma releitura do ambiente será fundamental para redimensionar as situações vividas e as ameaças atuais. Nota-se que as pessoas traumatizadas gastam uma considerável energia evitando o evento já vivido, as lembranças e o sofrimento. Conseqüentemente, existe pouco espaço para a realização de atividades gratificantes. Assim, a longo prazo, estas perdem o prazer por realizar qualquer atividade. A intervenção terapêutica proporciona a uma reinserção da pessoa na sociedade, no seu ambiente familiar, no trabalho, escola e atividades que realizavam regularmente. A fuga das situações que lembram o evento e a evitação dessas situações a qualquer preço, só agravam o quadro e acarretam a cada dia mais prejuízo para a pessoa.
POR ISSO MAIS UMA VEZ EU DIGO NÃO FUJAM DE UM TRATAMENTO SE VOCÊS ASSIM COMO EU PASSARAM POR TRAUMAS GRAVES E QUEREM SER CURADOS !


Beijos, Isa

5 comentários:

  1. Isa, amiga como e' bom ver que vc abre o seu coracao ao escrever. Nao pare de escrever. Coloque tudo pra fora! E nao sinta mais medo de ser feliz. A felicidade esta nas suas maos! E isso e' maravilhoso! Quem guia a sua vida agora, e' vc! Quem conquista cada parte dessa felicidade, e' vc! E' tudo merito seu!!!
    Nao sinta mais medo. E se por acaso sentir, coloque essa forc,a enorme que vc possui pra fora e lute, lute muito, ate vencer!!! Vc vai vencer!!!!!
    Muitos beijos no seu coracao de quem te deseja todo bem do mundo!

    ResponderExcluir
  2. Muito bem exposto e direcionado. Não é novidade que as experiências e emoções da infância interferem nas nossas escolhas do presente. Quem olha muito pra trás não vê o presente. Precisar de ajuda ou se sentir vulnerável não é vergonha, porque - cuidado - podemos nos tornar aquilo que tememos. Quando enfrentamos aquilo que tememos, nos transformamos. O TEPT não é um fator cotidiano de estresse, que existe na vida de todos. Ter estresse é normal. Agora, se o estresse se transforma em angústia, consulte um profissional. Se houver diagnóstico de TEPT, o aconselhamento profissional é fundamental. Bjs

    ResponderExcluir
  3. Querida Isa
    Como é bom ler seus Posts. Crescimento, coragem, experiencias partilhadas!!
    Aprendí que somos tão doentes quanto nossos segredos e abrir o coração e alma assim só trás cura e bem estar (saúde).
    Nos Grupos de Auto-Ajuda aprendemos a viver "um dia de cada vez"ou "Só por hoje"..exatamente pq não podemos modificar o passado e o futuro ainda não chegou..são aquelas 24hs que teremos para viver da melhor forma que pudermos!
    Sim..pessoas, lugares e coisa e as vezes eventos nos remetem para trás, tristes lembranças, sentimentos etc..Mas são passado e somente sentimentos. Partilhando (falando) e modificando o comportamento melhora e mtooooo.
    A vida se torna "normal"rsrsr se é que existe normalidade!!! Ahhh
    Amo ler vc..e vai p/o Curso!

    ResponderExcluir
  4. Fiquei impressionado com o grau de transparência, coragem e força de sua pessoa ao ler sua narrativa sobre a análise do tema e suas experiências passadas. Seu filho deve ter um orgulho enorme de vc.

    Bjs

    P.S. loved your insights!

    ResponderExcluir
  5. obrigada a todos voces pela força e carinho! Beijos Isa

    ResponderExcluir