domingo, 26 de dezembro de 2010

A memória e o inconsciente

Queridos leitores e amigos ,
Segue um tópico que me interessa demais e resolvi dividir com vocês... Espero que possa ajuda los !!! beijos com carinho, Isa

Em psicanálise o conceito de inconsciente esta intrinsecamente ligado ao conceito de memória. A repressão é o que acaba por organizar essa ligação. Em um dos mais importantes artigos sobre técnica já escritos, Freud trabalha bem esse tema em Recordar, Repetir e Elaborar, de 1914.

Mas a memória não é composta apenas de material reprimido. No “projeto para uma psicologia científica” de 1895 Freud nos dá uma idéia de memória como armazenamento – a informação estaria guardada a espera de ser reutilizada pelo aparelho psíquico, e daí surgiram conceitos como facilitação e barreira de contato.

Bion seguindo Freud vai nos dizer que a memória é o desejo olhando para trás. Quando lembramos de algo, vazemos um seleção de dados afim de construir o que chamamos de memória. Daí sua recomendação técnica que o analista trabalhe sem memória e sem desejo o tecnicamente seria a mesma coisa.

Um comentário:

  1. Isa, vc não imagina o quanto estou aprendendo e crescendo com o que vc escreve ...
    Parabéns amiga!!!!
    Que vc continue escrevendo e abrindo o seu coração!

    ResponderExcluir