segunda-feira, 27 de setembro de 2010

A Clockwork Orange



Boa noite gente !!!!


Estou aqui terminando meu trabalho de faculdade e resolvir dividir com voces o que achei interessante:


Muita gente cita o filme "Laranja Mecânica" para falar mal do Behaviorismo Radical.
Na verdade as atrocidades do filme só ocorrem porque não tem nada de Behaviorismo Radical nele!
O filme do diretor Stanley Kubrick é baseado em um romance cyberpunk do inglês Anthony Burguess. O protagonista é Alexander De Large, um delinqüente de 16 anos que para sair do presídio (preso por homicídio) topa fazer parte de uma experiência científica na qual será transformado em uma "pessoa boa".
A experiência consiste em um procedimento de condicionamento clássico, pavloviano. Através de bizarras sessões (usando filmes, drogas e outros recursos desumanos) Alex é condicionado a responder com fortes náuseas à violência. Assim, toda vez que ele vê violência ou vai agir de forma violenta, cai no chão, sem poder fazer mais nada. Ele não escolhe "ser bom": é apenas impedido (por punição) de "ser mau". (Questão ética aí, não?)
Uma prova de que o experimento nada tem de Behaviorismo Radical é que o cientista responsável é um tal de Dr. Brodski. Já pelo nome podemos ver se tratar de um (reflexologista) russo, e não um (behaviorista) norte-americano. A prova final de que faltou uma visão beheca está no fato de que Alex, após o aparente sucesso do experimento, é lançado ao mundo sem emprego, sem amigos e sem família., sem assistência alguma! Ou seja, os cientistas russos entenderam que alterado o organismo tudo estava resolvido, e não se deram conta que o condicionamento de Alex não duraria pois ele seria lançado em um ambiente hostil e sem ninguém para orientá-lo. Ele iria ainda precisar de tratamento...

"Laranja Mecânica" é na verdade uma crítica a sociedade que controla pela punição e não enxerga o indivíduo em sua singularidade. Inclusive Freud sempre dizia o ser humano tem que ser visto como um todo , jamais sendo alvo de experiências. Apesar de serem 2 escolas diferentes Behaviorismo e Freud isso existe aqui em comum.

Tudo que Skinner ( papa da escola Behaviorista ) também é contra em sua proposta filosófica. Corrigir os erros dos reflexologistas russos do filme com uma turma rende uma boa aula de Behaviorismo Radical!

Bom é isso meus queridos leitores, acabei meu trabalho onde tive que explicar o comportamento do protagonista desse filme. E escrever porque o condicionamento aplicado a ele no meu ver não funciona .


Beijos , Isa

2 comentários:

  1. Criticas a parte, AMO este filme !
    Bjim , Isa . Seu Blog está ótimo !

    Fender

    ResponderExcluir
  2. obrigada Fabio!!! Tambem gosto mt do filme, mas aqui estou fazendo uma comparaçao com a vida real com o comportamento behaviorista entende?? rsrsr !!! obrigada pela força!! beijoss

    ResponderExcluir