sexta-feira, 20 de julho de 2012

O ciúme doentio



Frequentemente vemos na mídia notícias de crimes motivados pelo ciúme doentio. Por que acontecem tantos crimes nas relações de pessoas que se amam e que têm tudo para ser felizes?

Existem vários motivos, nenhum deles razoável. Até mesmo o amor e a paixão podem trazer muito sofrimento se forem mal administrados. Quando amamos alguém, isso não quer dizer que possuímos esse alguém. As pessoas ciumentas precisam aprender isso. Ninguém é dono de outra pessoa.

Se muitas vezes não podemos controlar nem a nós mesmos, como controlar o outro? Se você está com alguém é porque deseja isso. É porque o ama. Se quiser estar com outro, e se este for um desejo forte, vai acabar traindo de qualquer jeito. Não se pode tentar controlar a vida do outro a ponto de evitar uma traição ou mesmo o fim do relacionamento.

Prender não adianta. Isso produz apenas ressentimento, irritação e vontade de ser livre. O ser humano nasceu para ser livre. 

É claro que num relacionamento sério você tem que respeitar o outro, não trair, não mentir. Cuidar de uma relação amorosa exige abrir mão de certas coisas que incomodam o outro, mas isso tudo com limites.

Existe um ciúme até gostoso, como um “tempero do amor”. É quando acontece um fato que nos deixa inseguros, mas nos faz lembrar que o amor precisa ser conquistado a cada momento. Não podemos culpar o outro por isso.

O ciúme doentio, por outro lado, produz agressões psicológicas que acabam com qualquer relação. Quem ama não pode querer que o outro anule sua própria vida. O amor agrega, cria, fortalece. Amor não destrói a vida do outro. Cada um de nós precisa ter vida própria! Quem ama verdadeiramente respeita o outro acima de qualquer coisa e confia pelo menos até ficar provado que ele não merece sua confiança.

Você não pode querer viver com uma pessoa em quem não confia. Controlar a vida do outro 24 horas por dia é doença grave e pode acabar em tragédia. A pessoa com essa doença tem que procurar ajuda médica e psicológica.

E quem sofre essa agressão também tem que procurar ajuda, buscar um grupo de apoio, para também descobrir porque permitiu ser agredida. É muito importante descobrir o motivo disso, para se libertar do medo, da insegurança, e não aceitar mais ser vítima de ameaças e agressões. Para ser feliz não se pode deixar de amar a si mesmo, por mais amor que se sinta pelo outro.

Quem sente ciúme doentio tem pensamentos obsessivos. Acredita que será traído, sofre muito com isso e faz o outro sofrer. Agride.  E quem sofre essas agressões e acusações não aguenta. Vai se distanciando do parceiro e isso faz com que ele fique ainda mais inseguro. É um círculo vicioso.

O ciumento obsessivo acredita piamente no que sua mente está fantasiando. Não percebe o estrago que está causando. Acha que está certo. Que o ciúme é normal para quem ama. Não é assim. Quem ama respeita , confia, quer o bem do outro. O amor verdadeiro faz a pessoa mais feliz, e não o contrário.

E a relação fica muito complicada quando fica uma montanha russa. É um céu, quando estão bem, e vira um inferno quando um dos dois acusa o outro de estar mentindo e traindo. Depois de uma crise agressiva, o ciumento demonstra amor, torna-se carinhoso, trata muito bem a pessoa amada, e isso confunde. Então pensamos: “Nossa, ele me ama tanto, é tão carinhoso, faz tudo por mim... vou dar mais uma chance.” Pensando bem, seria melhor se ele fosse menos carinhoso do que um dia te dar um beijo e, no outro, um tapa. Quem sofre as agressões acaba sentindo raiva do acusador. Ninguém consegue viver assim.

Senti vontade de escrever um pouco sobre este assunto, não só por causa das notícias que estão nos jornais, mas também por ter superado esse sentimento de ciúmes dentro de mim. Fui uma menina muito ciumenta e insegura. Sempre achava que seria traída por todos. Quando comecei a fazer análise, comecei um trabalho forte para aprender a me amar, a ter autoestima e ver por mim mesma que, se alguém está perto de mim, está porque quer e não porque eu o prendo. Quando mais você prende a pessoa amada por medo de perdê-la, mais está perdendo. 

  Precisamos aprender a lidar com o ciúme. Quem tem ciúme doentio precisa tratar a base do problema. O problema real não está no outro. O doente em crise não enxerga o grau do problema e passa por cima de qualquer fato. Acha que é apenas um ciúme normal, coisa de casal que se ama. Mas quando o ciúme é doença, deixa de ser uma simples briguinha de casal. Torna-se perigoso.

Você perde a vontade de construir alguma coisa com essa pessoa porque ela faz ameaças o tempo todo. Deixa você inseguro pela insegurança dela! Como se casar com quem que não confia em você? Esses sentimentos não se encaixam.

Só consigo me envolver de verdade com pessoas em que confio totalmente. Sofri muitos anos com o sentimento de ciúme, que era até pequeno perto de muitos casos que vejo hoje. Perdi pessoas, sonhos e saúde, por causa disso. Mas foi sofrendo que aprendi a procurar ajuda e a me controlar. Somente tornando-me uma pessoa mais segura consigo confiar no outro e ter uma relação saudável.

Se você tem muito ciúme e é inseguro, mude! Lute pela pessoa que você ama. Não afaste seu amor por sentimentos de posse. Se você sente que não consegue se controlar, procure ajuda.

Qual o problema em precisar de ajuda? Quem busca ajuda é uma pessoa forte. Os covardes são os que fingem que tudo está bem e que podem resolver tudo sozinhos. Todos nós precisamos de ajuda em alguns momentos. Precisamos do olhar do outro para nos alertar.

Quando precisei de ajuda, busquei a psicanálise. Agora sou muito mais feliz quando estou com alguém, porque confio, antes de tudo. Hoje tenho controle de meus pensamentos e mesmo que vier um sentimento ruim, de posse ou de perda, eu luto contra essas fantasias negativas e deixo a razão entrar.
 Fico triste em ver casais que tem tudo para ser feliz e arrumam problema onde não tem. Uma pena. Gente confie em você e na pessoa que esta com você . O amor é o sentimento mais lindo não se boicote . Não estraga sua felicidade por um sentimento bobo e infantil. 
Beijos, Isa

2 comentários:

  1. Sinto mtos ciúmes de exs dos meus namorados. Mesmo sabendo q elas nao representam nada. Fico querendo saber como era o relacionamento antes de mim e investigando a vida delas. Vc já passou por isso?

    ResponderExcluir
  2. oi! Nunca senti esse tipo de ciumes! Ja tive ciumes normal, quando algo de fato acontecia. Mas vivi isso com meu ex namorado. Ele nao confiava em mim e foi um inferno, tivemos que terminar nos amando. Tive que me afastar! A melhor coisa eh confiar! Confie em vc e nele. Beijos com carinho, Isa

    ResponderExcluir